top of page

Alunos da Rede Municipal de Matão celebraram o Dia Mundial da Água

Com o objetivo de conscientizar e estimular praticas que promovam a preservação de um dos recursos mais valiosos do planeta, a água, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Matão participaram de diversas atividades educativas e ambientais em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março – data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Ao longo das atividades, os estudantes puderam conhecer características das nascentes, córrego, rio, lago e demais afluentes locais. Assim como diversos municípios brasileiros, Matão é abastecida por águas subterrâneas provenientes do Aquífero Guarani, a segunda maior reserva de água doce subterrânea do mundo. O rio São Lourenço, o Córrego do Cascavel, Córrego Las Palmas, Córrego Espiga Vermelha, Córrego Milho Vermelho, Córrego do São Pedro, Córrego do Leão, Córrego Curtume, São Francisco fazem parte da bacia hidrográfica de Matão.


As atividades foram realizadas com objetivo de levar conhecimento e fazer com que os estudantes compreendam sobre o ciclo da água e reflitam sobre a necessidade do uso sustentável desse recurso tão essencial para o planeta.


Ao longo da semana, as unidades municipais de ensino promoveram palestras, oficinas de poesia e sarau, rodas de conversa, experimentos interativos, visitas e outras ações pedagógicas voltadas à conservação dos recursos hídricos. Os professores enfatizaram a importância das pequenas atitudes diárias, como evitar o desperdício de água, não poluir rios e lagos e proteger nascentes naturais.


“Iniciativas como essa de estímulo à cidadania, são fundamentais para sensibilizar nossos estudantes sobre o impacto de nossas ações no meio ambiente. Pequenas atitudes, como evitar o desperdício, não poluir rios e lagos e proteger as nascentes, fazem toda a diferença na construção de um futuro mais sustentável”, explicou o secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado.


Dentre as iniciativas realizadas, também destaca-se a parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria de Meio Ambiente, que promoveram visitas ao lago do Parque Ecológico de Matão e atividades de reflorestamento.


“Trabalhar a educação ambiental nas escolas é fundamental porque ajuda a formar cidadãos mais conscientes e responsáveis com o meio ambiente. Quando a escola incentiva essa educação, os alunos não só aplicam esses conhecimentos no dia a dia, mas também influenciam suas famílias e comunidades a adotarem hábitos mais sustentáveis”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adauto Lavezo.




 
 
 

Comments


Restaurante Dotti
Elite site
ANALISA AGAIN
Site Propaganda

Whatsapp: (16) 997848008

bottom of page